TDIG60 - MÉTODO ÁGIL SCRUM NA PRÁTICA

Público Alvo

Qualquer profissional interessado em implementar o método ÁGIL SCRUM em seus projetos. O foco inicial do treinamento é para Gerentes de Projeto e Coordenadores (SCRUM Masters).

Duração

2 dias (16 horas)

Descrição do Curso

Viabilizar a compreensão do método ÁGIL SCRUM, bem como suas principais características, processo e ritos, permitindo que este método possa ser aplicado em projetos de qualquer tamanho ou complexidade. Apesar deste curso ter o foco em projetos de desenvolvimento de software, suas boas práticas podem ser aplicadas em projetos de qualquer natureza.

O grande diferencial deste treinamento é o aprendizado das melhores práticas do SCRUM e possíveis adaptações a serem realizadas durante sua implantação, bem como o uso de gamification para otimizar o aprendizado.

Programa

1. Introdução
1.1. Apresentação geral do curso
1.2. O que é um projeto?
1.3. Manifesto Ágil
1.4. O que é Scrum?
1.5. Evolução do Desenvolvimento de Software
1.6. Projeto Tradicional x Projeto Ágil
1.7. Modelo Híbrido de Gestão de Projetos

2. Framework Scrum – Visão geral do Papéis, Processos e Artefatos
2.1. Papéis
2.1.1. Product Owner
2.1.2. Scrum Master
2.1.3. Scrum Team
2.2. Outros papéis relevantes
2.2.1. Stakeholders
2.2.2. Agile Coach
2.2.3. Gerente de Projetos x Scrum Master
2.3. Artefatos
2.3.1. User Story
2.3.2. Taks
2.3.3. Product Backlog
2.3.4. Sprint Backlog
2.3.5. Burndown
2.3.6. Kanban
2.4. Processo e Ritos
2.4.1. Backlog Grooming
2.4.2. Sprint Planning
2.4.3. Daily Meeting
2.4.4. Sprint Review
2.4.5. Retrospective Meeting
2.4.6. Release Sprint
2.4.7. Boas Práticas e Dicas para Efetividade dos Ritos

3. Framework Scrum – Avançado
3.1. User Story – Avançado
3.1.1. O que é uma User Story?
3.1.2. Como identificar
3.1.3. O que é um Épico?
3.1.4. Ciclo de vida de uma User Story
3.1.5. Quebrando o projeto em User Story
3.1.6. Critérios de Aceite
3.1.7. Quebrando User Story em Tasks
3.1.8. Critérios de Ready e Done
3.2. Controle Ágil
3.2.1. Controle do Tempo e Atividades
3.2.1.1. Estimativas
3.2.1.2. Kaban
3.2.1.3. Cronograma
3.2.1.4. Burndown
3.2.1.5. Gestão à Vista
3.2.2. Estimativas
3.2.2.1. Story Points
3.2.2.2. Referências: Story Points x Horas
3.2.2.3. Determinando o tamanho do projeto
3.2.3. Métricas
3.2.3.1. Velocidade
3.2.3.2. Produtividade
3.2.3.3. Qualidade
3.2.4. Fatores Críticos de Sucesso
3.3. Conceitos Avançados
3.3.1. Scrum of Scrums
3.3.2. Safe – Scaled Agile Framework: overview
3.3.3. Transição de Times Convencionais para Scrum

4. Ferramentas e Certificações
4.1. Ferramentas para suportar a implantação do Scrum
4.2. Principais Certificações Scrum

5. Praticando o Scrum
5.1. Exercícios Práticos em todos os módulos
5.2. Utilização da técnica gamification que permitem maior engajamento, produtividade, foco, determinação através do uso de jogos e material lúdico
5.3. Dinâmica de Grupo baseada em “Scrum LEGO® Game”

6. Encerramento
6.1.1. Reflexões sobre aplicação do Scrum no curto e médio prazo