TDIG70 - DESIGN THINKING

Público Alvo

Qualquer profissional interessado em implementar a método Design Thinking para inovar seus processos, produtos e serviços.

Duração

2 dias (16 horas)

Descrição do Curso

Prover as informações necessárias para o entendimento do método Design Thinking, bem como as suas principais características, processos e ferramentas, que podem ser aplicados para promover inovação em processos, serviços e produtos de qualquer tamanho, complexidade ou natureza.

Esta ferramenta é muito útil também para a fase de concepção e levantamento de requisitos em projetos de software, com design centrado nos usuários finais.

Através da utilização de técnicas de gamification os participantes terão uma compreensão mais eficaz dos conceitos abordados neste treinamento.

Programa

1. Introdução
1.1. Introdução ao Design Thinking
1.2. O que significa inovar?
1.3. Valores no Design Thinking
1.4. Quem deve ser envolvido
1.5. Principais fases do processo

2. Etapas do Processo de Design Thinking
2.1. Imersão
2.1.1. O que é?
2.1.2. Imersão Preliminar
2.1.3 Imersão em Profundidade
2.2. Análise e Síntese
2.2.1. O que é?
2.2.2. Cartão de Insight
2.2.3. Critérios Norteadores
2.2.4. Personas
2.2.5. Mapa de Empatia
2.2.6. Jornada do Usuário
2.2.7. BluePrinting
2.3. Ideação
2.3.1. O que é?
2.3.2. Brainstorm
2.3.3. Workshop de Co-Criação
2.3.4. Cardápio de Ideias
2.3.5. Matriz de Posicionamento
2.4. Prototipação
2.4.1. O que é?
2.4.2. Níveis de fidelidade de um protótipo
2.4.3. Modelo em Papel
2.4.4. Modelo em Volume
2.4.5. Encenação
2.4.6. Storyboard
2.4.7. Storytelling
2.5. Design Thinking de Serviços
2.6. Dicas e Referências
2.6.1. Dicas e Boas Práticas
2.6.2. Referências de Livros

3. Praticando o Design Thinking
3.1. Utilização de técnicas de gamification que permitem maior engajamento, produtividade, foco, determinação através do uso de jogos e material lúdico.
3.2. LEGO® com IoT: Dinâmica em grupo utilizando conceitos de Internet das Coisas e uso de LEGO®, onde serão praticadas as seguintes técnicas:
3.2.1. Entrevistas
3.2.2. Mapa de Stakeholders
3.2.3. Diagrama de Afinidade
3.2.4. Mapa de Empatia
3.2.5. Brainstorm
3.2.6. Workshop de Co-Criação
3.2.7. Storytelling
3.2.8. Prototipagem

4. Encerramento

5. Reflexões sobre aplicação do Design Thinking